No dia 16 de junho de 2023, foi celebrado um importante marco para o desenvolvimento do esporte paralímpico no Brasil. O Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) e o Ministério do Esporte (Mesp) firmaram o Acordo de Cooperação nº 018/2023, estabelecendo uma parceria estratégica para impulsionar a capacitação e gestão das Entidades de Práticas Paradesportivas.
O objetivo central desse Acordo de Cooperação é promover a conjunção de esforços e o apoio mútuo entre o Mesp e o CBCP. Por meio dessa colaboração, pretende-se desenvolver e disseminar ações voltadas para instrução, educação, treinamento e habilitação no âmbito do esporte paralímpico e paradesportivo com a realização de encontros, cursos, palestras, congressos, seminários, exposições, workshops, mentorias e outras formas de difusão de conhecimento para as Entidades de Práticas Paradesportivas, em todo o território nacional. A parceria entre o Mesp e o CBCP terá uma duração de 24 meses e não haverá transferência de recursos financeiros para o CBCP.
Um dos projetos que serão beneficiados por essa colaboração é o “CBCP em Ação”. Esse projeto está percorrendo o país e consiste em uma jornada formativa composta por 16 edições presenciais do Workshop “Gestão de Entidades de Prática Paradesportiva”. Cada edição está prevista para ter 16 horas de duração e conta com a participação de técnicos especializados do Mesp.
Assim a parceria entre o CBCP e o Mesp irá auxiliar na disseminação de conhecimentos e práticas relacionadas à melhoria da gestão das Entidades participantes nos Workshops, com temas como a Lei de Incentivo, a certificação do artigo 18 e 18-A, bem como outros assuntos relevantes da Secretaria Nacional do Paradesporto.
Com essa colaboração estratégica, espera-se fortalecer o esporte paralímpico e paradesportivo, promovendo a qualificação técnica, administrativa e operacional das Entidades envolvidas. O Acordo de Cooperação entre o CBCP e o Mesp representa um passo importante rumo a um cenário mais inclusivo e desenvolvido para os atletas paralímpicos e paradesportistas do Brasil.