A delegação composta por 14 atletas da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos – ANDEF, uma das entidades fundadoras do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP, terminou o último final de semana com muitos motivos para comemorar.

No Meeting Paralímpico Loterias Caixas, disputado no último sábado (22) e domingo (23) nas dependências do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – CEFAN, no Rio de Janeiro, a equipe de Niterói conquistou 20 medalhas, sendo 13 delas de ouro.


Um dos carros chefes do projeto esportivo da entidade, o Atletismo garantiu nada menos do que 18 medalhas no total (11 de ouro, 4 de prata e 3 de bronze). Já no Halterofilismo conquistou duas medalhas, sendo ambas de ouro.

“A participação da ANDEF no Meeting Paralímpico mostra a importância do nosso trabalho na vida das Pessoas com Deficiência, e fortalece o esporte paralímpico no estado do Rio de Janeiro”, destacou Leonardo Roza, diretor de esportes da entidade niteroiense. “Somos pioneiros na formação de atletas e nossa sede em Niterói foi o primeiro Centro Paralímpico do Brasil”, lembrou o dirigente, que também é atleta e conquistou ouro no halterofilismo na divisão até 97kg.

Fundada há 41 anos, a ANDEF é considerada uma das maiores entidades de Pessoas com Deficiência do Brasil, por onde já passaram diversos atletas paralímpicos de destaque nacional e internacional. Possui uma sede própria na cidade de Niterói onde está seu Complexo Esportivo e Social, construído em 2002, em um terreno de 42 mil m², sendo um dos maiores Centros de Treinamento voltado a Pessoas com Deficiência da América Latina.


Confira abaixo os resultados dos atletas da ANDEF no Meeting Paralímpico:


Atletismo

Fabio Bordignon – Ouro (100m rasos)

Diogo Henrique – Ouro (Salto em distância) / Prata (100m rasos)

Douglas Borges – Ouro (Salto em distância / Ouro (Salto em altura)

Emanoel Victor – Ouro (Arremesso de peso / Ouro (Lançamento de disco)

João da Costa Madeira – Prata (Lançamento de disco) / Prata (Arremesso de peso)

Charle de Almeida – Bronze (100m rasos) / Prata (400m rasos)

Yagonny Reis – Ouro (1.500m)

Eduardo Guimarães – Ouro (Arremesso de peso) / Ouro (Salto em distância)

Gabriel de Oliveira – (Arremesso de peso) / Ouro (Lançamento de disco)

Pablo Marques – Bronze (100m rasos)

Gabriel dos Santos Costa – Bronze (Salto em distância

Igor Porto Vieira – 6º Lugar (100m rasos) / 4ºlugar (Salto em distância)


Halterofilismo

Leonardo Roza – Ouro (Categoria 97kg)

Alexandre Gouvêa – Ouro (Categoria 65kg)