A Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos – ANDEF, após as restrições impostas pela pandemia de COVID-19, retomou recentemente seu importante trabalho de atendimento à comunidade das cidade de Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Por meio do projeto “Inclusão Inversa”, até 260 pessoas com e sem deficiência serão atendidas em sua sede, no bairro Rio do Ouro, com atividades culturais e esportivas, desenvolvidas de maneira integrada.

Pessoas com e sem deficiência interagem juntas na ANDEF

Crianças, jovens e adultos, com diferentes tipos de deficiências, físicas e intelectual, e também pessoas sem deficiência realizam, de forma conjunta, atividades como Dança de Rua, Jazz e Basquetebol.

“Trazemos pessoas da comunidade, sem deficiência, para conviver com pessaos com deficiência, para mostrar a diversidade, mostrar que todos podem conviver em sociedade de forma igualitária”, explicou o presidente da ANDEF, Washington Mendes.

“A gente quer ver diversidade, então não adianta atender só pessoas com deficiência, se não você está excluindo também. Estamos trazendo as pessoas para fazer atividades conosco. Trazendo as pessoas para o nosso mundo”, completou Washington.

A ANDEF

Umas das mais importantes entidades de pessoas com deficiência do país, a ANDEF atua na causa da inclusão há 41 anos.

Atualmente possui sede própria localizada em uma área de de 42 mil metro quadrados, sendo o maior Centro de Treinamento voltado para pessoas com deficiência da América Latina.