Os representantes das entidades filiadas ao Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP se reuniram neste domingo (26), em Assembleia Geral Ordinária, que analisou e aprovou, pela maioria dos presentes, as contas do exercício do ano de 2022.
Na reunião, realizada na sede do CBCP em Niterói (RJ), foram apresentados aos presentes o Relatório Anual de Atividades, o Balanço Patrimonial, os demonstrativos financeiros do exercício e também foram lidos os pareceres da auditoria independente e do Conselho Fiscal da entidade.
Assembleia Geral se reuniu em Niterói (RJ), na sede do CBCP (Foto: Divulgação / CBCP)
“A aprovação das contas de 2022 demonstra a seriedade e prudência do trabalho do CBCP na gestão dos recursos. Este foi um ano de consolidação do Comitê, que pôde realizar suas primeiras ações e se preparar para os avanços que virão nos próximos anos”, afirmou o presidente do CBCP João Batista Carvalho e Silva.
Com as contas aprovadas, deu-se início a uma nova sessão extraordinária da Assembleia Geral do CBCP para deliberação do Plano de Aplicação de Recursos – PAR, que irá nortear os investimentos de recursos do Comitê até o final de 2024. Após apresentação e debate do conteúdo apresentado, o PAR foi aprovado pela maioria dos presentes.
“Foi muito importante estarmos todos reunidos aqui, os representantes das entidades fundadoras, para definirmos os passos seguintes do Comitê, que tem grandes desafios pela frente em busca do fortalecimento das entidades que realizam a prática paradesportiva. Apresentamos a previsão de investimentos para os próximos dois anos, e em breve serão publicados editais para apresentação de projetos que permitirão as entidades pleitearem recursos”, destacou João Batista.
Aprovadas as contas de 2022 e o Plano de Aplicação de Recursos – PAR, abriu-se espaço para que o quadro de colaboradores do CBCP realizasse apresentações sobre suas áreas de atuação. A Supervisora de Formação e Desenvolvimento, Ana Paula Palmieri Lobo, apresentou a visão estratégica para o biênio 2023-2024. Já a Diretora de Relações Institucionais, Roseane Cavalcante de Freitas Estrela, falou sobre o trabalho de articulação realizado em Brasília (DF), que culminou na aprovação das leis que reconheceram o CBCP como parte do Sistema Nacional do Desporto e, posteriormente, no recebimento de recursos das loterias, que viabilizaram o início das operações do Comitê.