A última quarta-feira (15) foi um dia bastante diferente para os atletas da equipe de Basquetebol em Cadeira de Rodas da Associação Mais Acessível – AMA. A entidade recebeu em sua sede, localizada em Belo Horizonte, a visita de 11 atletas do NBB, principal competição de basquete profissional do país.

Os astros do NBB estão na capital mineira para a realização do Jogo das Estrelas, um evento que acontece nesta sexta (17) e sábado (18), na Arena do Minas Tênis Clube, e que reúne os jogadores de destaque da temporada do basquete nacional.

E a Associação Mais Acessível – AMA foi uma das entidades escolhidas para receber a visita dos jogadores, que tiveram a oportunidade de interagir e confraternizar com os atletas cadeirantes de basquete, viveram a experiência de sentar na cadeira de rodas, arriscaram arremessos e também participaram de um divertido “rachão”.

“Foi muito bacana a animação que os meninos ficaram, tietando os atletas profissionais. Eles já eram conhecidos e a turma veio para ver os atletas do NBB. Nossos atletas se sentiram muito empoderados. Eles jogaram e driblaram com os atletas do NBB, fizeram disputas de arremessos… Então, foi um grande evento na Associação”, afirmou Leonardo Mattos, Presidente da AMA.

(Foto: João Pires/LNB)

Atualmente a AMA, que mantém uma parceria com o Olympico Club, é responsável pela manutenção da única equipe de Basquete em Cadeira de Rodas de Belo Horizonte e é uma das referências no esporte paralímpico de Minas Gerais. Além do basquete, a entidade mantém também atividades com o Tênis de Mesa para pessoas com deficiência.

Ainda durante à visita às dependências da AMA, os atletas do NBB interagiram com crianças atendidas pelo projeto “Basquete Mineiro”, liderado pelo ex-jogador Fernando Mineiro e que atende crianças em situação de vulnerabilidade social e também com deficiência intelectual.

Além de liderar o projeto social, Fernando Mineiro atua como assistente técnico da equipe de Basquete em Cadeira de Rodas da AMA. Ele é ex-jogador profissional de basquete com passagem por diversas equipes do país, sendo inclusive campeão do NBB na temporada 2008/2009, quando jogava pelo Flamengo.

“Foi simplesmente sensacional. Toda vez que qualquer pessoa vem jogar aqui, eles gostam demais, principalmente quando o andante senta na cadeira e joga como eles. Eles dão muito valor e ficam gratos. Foi um dia inesquecível para os nossos atletas, para o Olympico Club e para a AMA, pois não é todo dia que recebemos atletas de nível nacional e internacional”, declarou Mineiro.

Atletas de basquete da AMA posam com jogadores do NBB (Foto: João Pires/LNB)

Estiveram presentes na visita a AMA os seguintes atletas do NBB: Maique, Onwenu e Thomas do Corinthians, Buffat, Ruivo e Munford do Pinheiros, Vezaro, Alexey e Renan Lenz do Minas Tênis Clubes, Gemadinha, do Brasília e Ruan, do Cerrado.