Entidade fundadora do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP, a ADEACAMP tem pela frente um novo desafio a partir desta quinta-feira (15). A equipe de Handebol em Cadeira de Rodas na entidade viajou para Chapecó (SC), onde disputa a Campeonato Brasileiro da modalidade.
O time de Campinas (SP) disputa a categoria HCR4 Masculino, onde as equipes entram em quadra com quatro atletas, sem distinção do goleiro – qualquer atleta pode atuar na posição durante as diferentes jogadas.
Equipe de Handebol em Cadeira de Rodas da ADEACAMP (Foto: Divulgação/ADEACAMP)
A ADEACAMP está no grupo junto com a o Kings Maringá (PR) e ADESUL (CE). Na outra chave estão a Associação Toledense de Atletas em Cadeira de Rodas – ATACAR (PR), Falcões do Oeste (SC), Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes – ICED (SC) e UFSCAR (SP). As equipes se enfrentam dentro dos grupos e os dois primeiros avançam para a às semifinais.
“Nós estamos vindo de semanas intensas de treinamento para que pudéssemos chegar nessa competição com o melhor preparo físico, técnico e psicológico para enfrentar equipes referências nessa modalidade”, explicou a técnica de Handebol da ADEACAMP, Fernanda Regina Flaiban. “É uma grande experiência para todos nós, e estamos todos muito animados e queremos mostrar nosso melhor em quadra”, completou a treinadora.
Além da categoria HCR4 Masculino, o Campeonato Brasileiro em Chapecó também terá as categorias HCR4 Misto e HCR6 Misto.
Na categoria HCR4 Misto, as equipes são compostas por quatro atletas, sendo obrigatoriamente ao menos uma atleta feminina. Nessa categoria, são admitidos atletas masculinos com classificação funcional até a Classe B (1.0, 1.5 e 2.0), com a soma dos quatro atletas em quadra não ultrapassando 12 pontos. Disputam, em pontos corridos, as equipes ATACAR (PR), ICED (SC), Kings Maringá (PR), Falcões do Oeste (SC) e ADESUL (CE).
Já na categoria HCR6 Misto, as equipes são compostas por seis atletas – com um goleiro determinado – sendo atletas masculinos Classe A (2.5, 3.0, 3.5, e 4.0) e Classe B (1.0, 1.5 e 2.0), e atletas femininas de qualquer classe funcional, sendo obrigatório a participação em quadra de no mínimo uma atleta feminina. Disputam, também em ponto corridos, as equipes ATACAR (PR), ICED (PR), Falcões do Oeste (SC) e Kings Maringá (PR).
Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas
Categorias: HCR4 Masculino, HCR4 Misto e HCR6
Data: 15/12 a 18/12
Local: Ginásio da EEB Bom Pastor
Endereço: Rua Florianópolis 314 E, Centro – Chapecó (SC)