O Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP estará junto com a Seleção Brasileira de Futebol de Amputados que disputa a Copa do Mundo de 2022, de 01 a 09 de outubro, na Turquia.
Os 15 atletas convocados pelo técnico Rodrigo de Oliveira se apresentam em São Paulo para a última etapa de treinamentos, entre os dias 18 e 27 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico. A Seleção viaja no dia 28, rumo à Turquia, e faz sua estreia no torneio no dia 01 de outubro, contra o Irã. O Brasil está no grupo D da competição, que além de brasileiros e iranianos também conta com Marrocos e Irlanda.
Atleta Rodrigo Wallace em ação (Crédito: Rogério Capela / ADBF)
“A Seleção Brasileira só vai poder participar da Copa do Mundo pois conseguimos, junto ao CBCP, este apoio, com a liberação de recursos para custear passagens, treinamentos e material esportivo”, explicou Ademir Cruz, presidente da ABDF. “Será um grande evento. Vai demonstrar a capacidade de organização do Futebol de Amputados, para quem sabe fazer parte também do programa paralímpico no futuro”, finalizou Cruz.
O CBCP formalizou apoio à Associação Brasileira de Deficientes Físicos – ABDF, entidade que rege o Futebol de Amputados no país, o que viabilizará o custeio da fase de treinamento e da viagem da delegação para Istambul, cidade sede da competição.
A Copa do Mundo
Ao todo, 24 países se classificaram para a disputa da Copa do Mundo de Futebol de Amputados 2022. As seleções estão divididas em seis grupos, com quatro equipes cada. Na primeira fase, todas da chave jogam entre si. Os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados se classificam para às oitavas de final. Os mata-matas serão disputados em jogo único.
A grande final está marcada para o dia 09 de outubro, na Turk Telecom Arena, estádio do Galatasaray.
O Brasil possui três títulos mundiais de Futebol de Amputados (2000, 2001 e 2005) e é a segunda seleção com mais conquistas na competição, ao lado do Uzbequistão. A Rússia é a maior campeã, com cinco títulos.