João Batista Carvalho e Silva (ao centro), Presidente do CBCP, ao lado do Deputado Julio Cesar Ribeiro (dir.) e Eliane Miada (esq.), Diretora da ADD (Foto: Bruno Spada/Camara dos Deputados)

O Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP participou, na última quarta-feira (07), de Audiência Pública na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

A audiência teve como objetivo realizar um balanço das atividades e a aplicação de recursos, além de debater a formação de atletas e a preparação para o atual ciclo paralímpico, que culminará nos Jogos de Paris 2024.

A convite do Deputado Federal Julio Cesar Ribeiro, o CBCP foi representado pelo seu presidente João Batista Carvalho e Silva, que realizou apresentação do trabalho desenvolvido pelo Comitê. Também esteve presente na reunião a senhora Eliane Miada, Diretora Superintendente da Associação Desportiva para Deficientes – ADD, uma das entidades fundadoras do CBCP.

Também participaram, por meio de videoconferência, os senhores Mizael Conrado, Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, e Leomon Moreno, Presidente do Conselho de Atletas do CPB.

(Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A Comissão do Esporte é um órgão temático da Câmara dos Deputados que tem como objetivo debater e votar as propostas legislativas relacionadas às seguintes áreas: sistema desportivo nacional e sua organização; política e plano nacional de educação física e desportiva; normas gerais sobre desporto; justiça desportiva.

As comissões emitem pareceres sobre as propostas antes que sejam votadas pelo Plenário, ou votam as propostas em caráter conclusivo, aprovando-as ou rejeitando-as, sem a necessidade de passagem pelo Plenário da Casa. Na ação fiscalizadora, as comissões atuam como mecanismos de controle dos programas do Poder Executivo.