(Foto: Divulgação/SELAJ)

O Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP realizou, na última semana, uma série de importantes encontros em Maceió (AL), envolvendo entidades paradesportivas da região e autoridades locais, com o objetivo de debater pautas de interesse do esporte para pessoas com deficiência.

O Presidente do CBCP João Batista Carvalho e Silva, acompanhado da Diretora de Relações Institucionais, Roseane Freitas, a Rosinha, realizam encontros na segunda (23) e na terça-feira (24) com orgãos importantes para o desenvolvimento do paradesporto. Ocorreram reuniões com a Secretária de Esporte Lazer e Juventude do Estado de Alagoas – SELAJ, Ângela Steimer, e com o sub-secretário da pasta Charles Hebert, com o Secretário de Turismo e Esporte do Município de Maceió, Eduardo Monteiro, e com com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas – FIEA, representada pelo Vice-Presidente José Nogueira Filho, e com representantes do SESI Alagoas, professores Pablo e Luccine, membros do Programa de Inclusão e Esporte da entidade.

Os representantes do CBCP puderam apresentar o trabalho já realizado pelo Comitê e debateu ações e estratégias para o desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência na região, além da possível realização de eventos paradesportivos na capital alagoana.

Também na terça-feira aconteceu o primeiro Encontro com Clubes e Associações, que reuniu 40 entidades que promovem o paradesporto. Neste encontro, Presidente João Batista e a Diretora Rosinha tiveram a oportunidade de conhecer melhor as entidades locais e seus representantes, além de falarem sobre a importância da participação nos projetos de capacitação de gestores focados no paradesporto. O encontro também contou com a participação especial de ex-atletas paralímpicos, como a pernambucana Roseane Ferreira dos Santos, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Sidney 2000.

“No nosso planejamento, uma das ações que a gente pretende dar maior enfase é na formatação e na realização de cursos e capacitações para gestores de clubes e entidades. Queremos identificar aqueles que desejam a mentoria do CBCP para buscarem as certificações”, explicou João Batista.

Esta foi apenas a primeira edição do Encontro com Clubes e Associações, iniciativa prevista para se repetir ao longo do ano de 2023 em todas as regiões do Brasil, buscando a aproximação do CBCP com Entidades de Prática Paradesportiva em todo o território nacional.