(Foto: Ronaldo Caldas/ME)
O presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP, João Batista Carvalho e Silva, se reuniu na última terça-feira (14), com a Ministra do Esporte Ana Moser, em Brasília. Em pauta esteve o planejamento de ações do CBCP, em especial o projeto de capacitação de entidades paradesportivas, que visa aumentar o número de associações certificadas pelo Ministério do Esporte por meio do aperfeiçoamento da gestão destas entidades.
Estiveram presentes, além do presidente João Batista, a Diretora de Relações Institucionais do CBCP, Rosinha de Freitas, e a Assistente de Relações Institucionais Elaine Justino. Junto à Ministra Ana Moser participaram o Chefe de Gabinete José Guerra, o Assessor Especial da pasta, Diogo Silva e o Secretário Nacional do Paradesporto (Interino) Fabio Araújo.
“Tivemos uma conversa muito boa com a Ministra Ana Moser sobre o CBCP e o projeto de melhoria da gestão de nossas Associações com vistas à obtenção da Certificação no Ministério. Ela foi muito receptiva e nossa proposta tem muita aderência ao que ela pensa e planeja”, avaliou João Batista.
A obtenção da Certificação 18/18-A da Lei Pelé assegura o cumprimento de uma série de exigências de transparência e boas práticas de gestão e permite às entidades o recebimento descentralizado de verbas públicas.
(Foto: Ronaldo Caldas/ME)
A ministra Ana Moser enfatizou a necessidade de buscar vários caminhos para ampliar a prática paradesportiva no Brasil. A estratégia é chegar aos municípios e criar uma cadeia orçamentária.
“Vamos criar as Redes de Desenvolvimento do Esporte com a ocupação dos territórios, firmando parcerias com as áreas de saúde e desenvolvimento social, investindo em capacitação, fazendo projetos em todas as regiões do Brasil”, afirmou Ana Moser.