Após um ano de consolidação e estruturação administrativa em 2022, o CBCP se prepara para que 2023 represente um ano de crescimento de suas atividades em busca do fortalecimento das entidades que promovem o paradesporto no Brasil. E o primeiro passo neste sentido foi dado com a abertura do Processo de Filiação ao Comitê, iniciado na última sexta-feira (31/03).

Com o lançamento do Regulamento de Filiação, o CBCP agora abre as portas para que associações, clubes, institutos e entidades de pessoas com deficiência se filiem ao Comitê e possam participar do Programa Nacional de Formação e Desenvolvimento de Atletas com Deficiência, que abrangerá desde a capacitação, com cursos e seminários, até a participação em Atos Convocatórios públicos para recebimento de apoio financeiro por meio de projetos.

Esta é mais uma etapa fundamental na consolidação do CBCP como instituição na defesa dos interesses das Entidades de Prática Paradesportiva. Convocamos os clubes, associações e institutos que promovem o esporte para pessoas com deficiência a fazerem parte desta caminhada que temos pela frente em busca do fortalecimento destas entidades”, declarou João Batista Carvalho e Silva, Presidente do CBCP.

As modalidades de filiação possíveis são as seguintes:

Filiadas Natas Categoria composta pelas 11 entidades signatárias da fundação do CBCP

Filiadas Reconhecidas – Entidades que não possuem Certidão de Registro Cadastral emitida pelo órgão do Poder Executivo Federal (Certificação do art. 18 e 18-A). Permite o benefício de participação de seus representantes nos eventos de capacitação promovidos pelo CBCP ou realizados em parceria com outras entidades.

Filiadas Plenas – Entidades que possuem Certidão de Registro Cadastral emitida pelo órgão do Poder Executivo Federal (Certificação do art. 18 e 18-A). Permite os benefícios relativos à categoria “Reconhecida”, e, ainda, poderão ser beneficiadas recursos descentralizados do CBCP.

As Entidades de Prática Desportiva – EPDs, que consistem em associações que desenvolvem a prática esportiva olímpica, mas que também desenvolvam atividades esportivas para pessoas com deficiência poderão solicitar filiação ao CBCP na categoria Plena mediante o cumprimento dos requisitos contidos no Regulamento de Filiação. Entre estas exigências estão a comprovação de realização de atividades de formação de atletas com deficiência ou a manutenção da prática paradesportiva de rendimento por no mínimo três anos, e possuir em suas sedes instalações esportivas com acessibilidade ou adaptadas para a prática esportiva de pessoas com deficiência. Estas entidades, porém, não terão direito a voto em Assembleia do CBCP.

Para conferir o Regulamento de Filiação completo, clique aqui.