O Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP segue com cadastramento aberto para Entidades de Prática Paradesportiva (EPP’s) de todo o país. Desde o dia 27 de junho, data de abertura dos registros, mais de 100 entidades de 21 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, já fazem parte do Cadastro Nacional.

Ao todo, são 103 entidades cadastradas de todas as regiões brasileiras, assim distribuídas: Sul (22 entidades), Sudeste (54), Centro-oeste (10), Nordeste (12) e Norte (5). Destas entidades, 44 já responderam também a Avaliação Nacional Diagnóstica, uma segunda etapa do Cadastro Nacional, que fornece dados sobre as entidades que mantém a prática paradesportiva no Brasil, identificando o seu perfil e característica, as modalidades e seus praticantes, bem como as necessidades para manutenção de suas atividades.

Distribuição das EPP’s inscritas no Cadastro Nacional do CBCP

O preenchimento desta avaliação é de enorme importância, já que estes dados coletados permitirão ao CBCP saber quais são, onde estão e quais atividades realizam as entidades espalhadas em todo o território nacional. Desta forma o CBCP poderá direcionar de maneira assertiva suas futuras estratégias de ação e de aplicação de investimentos de acordo com as necessidades das EPP’s mapeadas neste levantamento.

“Eu acho muito valida e positiva essa iniciativa. Isso faz com que entidades como a nossa, aqui no Tocantins, possa entrar no rol de entidades que fomentam o esporte adaptado no país. A gente mostra a nossa existência”, destacou o presidente da Associação Paradesportiva Tocantinense, Cláudio Novaes. A Associação presidida por ele foi uma das primeiras a completar as duas etapas do cadastro.

“Assim que eu soube que o CBCP está realizando o cadastro eu busquei as informações para fazer da forma mais rápida. Muitas dúvidas surgem na implantação do esporte aqui no Tocantins, então ter uma referência para que a gente possa buscar informações é muito válido“, disse Novaes.

Para se cadastrar o responsável pela EPP deve enviar um email para o endereço cadastronacional@clubesparalimpicos.org.br informando o nome e CNPJ da entidade, além do nome completo do seu atual presidente. Ele, então, receberá da equipe de apoio do CBCP o link de acesso à plataforma de coleta de dados. O gestor também receberá o suporte necessário para conclusão do Cadastro Nacional e da Avaliação Nacional Diagnóstica.

O acompanhamento das entidades cadastradas e das que já completaram o preenchimento da Avaliação Nacional Diagnóstica pode ser feito pelo site do CBCP. Clique aqui para acessar.