Integrantes do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) estiveram em reunião na tarde de hoje, 25 de abril, com Marcela Braga assessora a primeira dama, Michele Bolsonaro. O presidente do CBCP João Batista Carvalho e Silva contou como o Comitê foi criado e tratou da importância do esporte para pessoas com deficiência.
O presidente explicou como foi o processo de aprovação das leis que permitiram a existência do CBCP e que a tramitação rápida (de 1 ano e três meses) possibilitou que a entidade iniciasse seus trabalhos em janeiro deste ano. João Batista disse ainda que a responsabilidade do CBCP abarca não só o fomento de esporte paraolímpico, mas também do desenvolvimento de outras modalidades paradesportivas e a participação de pessoas com outros tipos de deficiência que não aquelas que fazem parte do programa de alto rendimento.
O presidente ressaltou também a importância do esporte para pessoas com deficiência, em especial, para os que não irão seguir carreira profissional. “Temos uma grande missão de ajudar no resgate da cidadania das pessoas com deficiência por meio do esporte e proporcionar a inclusão”, destacou João.
Durante o evento, Rosinha Estrela, assessora de relações institucionais do CBCP, disse que o reconhecimento do CBCP como integrante do Sistema Nacional do Desporto trouxe um maior equilíbrio para o esporte brasileiro que agora conta com dois órgãos responsáveis pelo esporte de alto rendimento: Comitês olímpico e paraolímpico; e dois órgãos responsáveis pelo fomento do esporte no Brasil: Comitês Brasileiro de Clubes e de Clubes Paralímpicos.
A reunião tratou ainda de temas como a capacitação dos clubes paraolímpicos do Brasil, do investimento em ações para o esporte para pessoas surdas, por meio da profissionalização da Confederação Brasileira de Desportos para Surdos, entre outros.