Na última quinta-feira (21/01) o programa Papo com João – História Paralímpicas por Contar recebeu o professor Celby Rodrigues Vieira. Antes de iniciar a conversa, o presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP, João Batista prestou suas condolências à família e amigos de João Tomazini Schwernter, presidente da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem), que faleceu vítima da Covid-19.  “Tomazini não foi apenas um grande incentivador da modalidade e instrumento para que o Brasil conquistasse medalhas, mas também promoveu a cidadania por meio do esporte. É uma grande perda para o esporte brasileiro e em nome do CBCP presto minhas condolências. Desejo força aos familiares e amigos”,  lamentou João.

Celby também manifestou a tristeza pela perda e aproveitou a oportunidade para um pedido de conscientização da população quanto aos perigos da doença. “É uma obrigatoriedade que estamos cada vez mais zelando pela nossa saúde e pela saúde das outras pessoas. Cada um deve fazer a sua parte para que possamos vencer essa pandemia”, comentou. Profissional de Educação Física, Celby é diretamente engajado em processos de desenvolvimento de pessoas com deficiência, desde 1974 e durante 42 anos lecionou no Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Celby Rodrigues (Foto: Sílvio Túlio/Globoesporte.com)

Além de professor universitário, também foi presidente do Conselho de Ética do Conselho Regional de Ed. Física – 1ª Região e Chefe da Delegação do Rio nos Jogos Universitários Nacionais. Além disso, foi idealizador do Remo Adaptável e implementou atividades e esportes para pessoas com deficiência em diversas associações.  “A chama que se acende no coração de cada pessoa que conhece a luta pelos direitos da pessoa com deficiência nunca se apaga. Hoje completamos 40 anos do Remo Adaptado, que surgiu por meio de uma análise da possibilidade de que pessoas com deficiência pudessem entrar em outro campo, que até então não tinham acesso. O Brasil foi pioneiro em incluir essa modalidade”, ressaltou.

Durante a conversa Celby compartilhou um dos acontecimentos pessoais que o levou a se interessar pela causa. Em 1974 ele sofreu um acidente de carro, entrou em coma por alguns dias e durante algum tempo precisou utilizar uma cadeira de rodas. Após passar por essa experiência abraçou sua vocação para atuar em prol do esporte paralímpico.  “Ví que Deus estava me colocando em um caminho para traçar minha vida profissional e nunca mais saí desse movimento. Nada sobre nós sem nós! Gosto muito dessa frase porque me sinto parte do movimento”, comentou.

 “Somos movidos pela paixão e pela indignação. Queremos ajudar aqueles que talvez não cheguem ao pódio para pegar medalha, mas chegarão ao pódio da vida. Nós temos um caminho promissor pela frente. O CBCP nasceu em julho de 2020 em plena pandemia, gosto de pensar que somos a vacina para o resgate das pessoas com deficiência em nosso país”, complementou João.   A entrevista completa você pode assistir clicando aqui.

O quadro Papo com João acontece todas as quintas- feiras, às 19h no facebook do CBPC (@cbcpoficial). O convidado da próxima semana será Mário Sergio Pontes.