A ADD acredita no esporte como fomentador no desenvolvimento e na inclusão de pessoas com deficiência. A Associação Desportiva para Deficientes é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1996, pelo professor de educação física Steven Dubner e pela administradora Eliane Miada. Em 2001, a ADD recebeu do Ministério da Justiça o título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
Por meio de doações, parcerias e patrocínio de diversas empresas, que contribuem tanto de forma institucional quanto por leis de incentivo, a ADD desenvolve as modalidades competitivas de basquete em cadeira de rodas, natação, bocha, vôlei sentado e atletismo.
Desde 2001, a instituição também atua de forma pioneira na educação esportiva para crianças com deficiência, numa iniciativa que, em 2010, culminou na criação da ADD Escola de Esporte Adaptado.

Fundada em 2008, a Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região.
A ADEACAMP surgiu dentro da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP no projeto de Extensão Atividades Motoras e Esportes Adaptados em 2008, quando surgiu a necessidade de criação de uma associação para representar as equipes do projeto em competições nacionais.
Desde sua criação, fazem parte da associação atletas, profissionais e estudantes de educação física quais compõem o quadro de atletas e comissão técnica nas modalidades oferecidas.
Atualmente a associação oferece duas modalidades: o Handebol em Cadeira de Rodas e o Rugby em Cadeira de Rodas.
Os treinamentos são realizados nas dependências da FEF – UNICAMP. A utilização deste espaço ocorre em função da parceria entre a associação e o projeto que propiciou a criação da associação.
As equipes esportivas da ADEACAMP participam regularmente de campeonatos, valendo destaque a presença de diversos atletas na Seleção Brasileira de suas respectivas modalidades.

Fundada em 1981, a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) é considerada uma das maiores entidades de pessoas com deficiência do Brasil e do Mundo. Por nossa sede, já passaram atletas paralímpicos de destaque nacional e internacional. Empregamos mais de 300 pessoas com deficiências em convênios com empresas públicas e privadas. Totalmente autossustentável desde 1989, a associação gera os recursos para a manutenção de todas as atividades.
Nossas ações demonstram que a inclusão não é apenas a utopia almejada, mas um sonho que se renova e se constrói a cada dia, em cada um dos seus mais de 800 mil atendimentos diretos, em cada pequena melhoria na qualidade de vida dos nossos usuários. Um sonho que é compartilhado com milhares de pessoas, que são atendidas pela Andef, por ano. Principal diferencial da atuação da instituição, a ousadia se revela na concretização do maior sonho: a construção do Complexo Esportivo e Social, em 2002, instalado em um terreno de 42 mil m2, o maior Centro de Treinamento voltado para pessoas com deficiência na América Latina.
A metodologia de trabalho da Andef é organizar as atividades da instituição em eixos temáticos: mercado de trabalho, saúde, educação, assistência social, escolarização, esportes comunitários ou paralímpicos, cultura, formação profissional, entre outros. Complementares e interligadas, as áreas técnicas partem do indivíduo como um todo, atuando de maneira articulada para elevação de seu nível de bem-estar, autonomia e interação social.

A Associação Mais Acessível – AMA – é uma entidade sem fins lucrativos destinada à promoção e defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência e tem por finalidade promover programas e ações nas áreas: social e esportiva. A AMA é a junção de duas associações a AMP – Associação Mineira de Paraplégicos, fundada em 1979, e a ACCA – Associação Crescendo com Amor, fundada em 1995, por pais de pessoas com deficiência intelectual. Situada, no bairro Santa Efigênia, em um dos pontos nobres da Capital Mineira, a sede conta com um ginásio poliesportivo, com dois vestiários e um banheiro, cozinha, algumas salas, cômodos técnicos e uma ampla arquibancada. E, na parte externa, uma área gramada de aproximadamente 1.800 m2, mais dois vestiários, lanchonete e uma sala/espaço multiuso. Atualmente, a AMA desenvolve um extenso trabalho voltado para o paradesporto, tanto no esporte de alto rendimento, quanto no esporte de atividades. A Associação possui uma equipe de Basquete em Cadeira de Rodas, cujo técnico é o paratleta Eliseu Ferreira da Silva, que participou das Paraolimpíadas de Seul; esta equipe é, atualmente, a única de Belo Horizonte e uma das mais antigas do país. Possui também uma equipe de Tênis de Mesa Paralímpico, cujos atletas vêm subindo no ranking nacional e encerrou o ano de 2020 em 3º lugar dentre os clubes nacionais em aproveitamento e medalhistas. Já no esporte de atividade, possui uma escolinha de Basquete inclusivo, com o professor Fernando Mineiro, com alunos com autistas, down e demais crianças e adolescentes da região, em sua maioria carentes. Também para deficientes intelectuais, está em andamento um projeto de implantação do Golf 7, com o apoio da Confederação Brasileira de Golf 7 e coordenação da professora Eliane Torquato. Diretoria atual Presidente: Leonardo José de Mattos, Vice-Presidente: José Roberto Gomes, Diretor Financeiro: José Eduardo de Oliveira e Silva Filho, Diretora Administrativo: Laura Beleza Rocha, bem como os conselheiros fiscais: Antônio Candido dos Santos, Carla Matias dos Santos e Leonardo Eugênio Alves da Silva.

A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, com sede no município de Campinas (SP), que busca contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social, através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas.
Fundada em maio de 2007, a APC atua nas modalidades de natação e atletismo congregando pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência. Todos os atendimentos são realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.

Fundado em 2004, o CAD é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento da Pessoa com Deficiência na sociedade!
O CAD/Corinthians/Vetnil/Smel é tricampeão brasileiro da primeira divisão (2015, 2017 e 2019), pentacampeão paulista da primeira divisão (2011, 2012, 2013, 2018 e 2019), campeão do Troféu Maria Nanci/Reatch (2008) e bicampeão do torneio regional (2011 e 2012), além de ter ganho por duas vezes a segunda divisão do campeonato paulista e uma vez o nacional da divisão B. No cenário internacional, a equipe conquistou de forma invicta o Sul-Americano Interclubes (2012), em Bogotá na Colômbia, e a 3ª Copa Internacional Togo Renan Soares (2008).
O time, que é comandado pelo treinador Octávio de Paula e formado por: Paulo César dos Santos, o Jatobá, Leandro de Miranda, Erick Epaminondas da Silva, Everaldo Caitano de Lima, Wandemberg Nejaim Nascimento, Irio Francisco Nunes, Paulo Fernandes Borges, Robson Feijão e Edilson Bessimo das Neves.
A equipe alvinegra também conta com a parceria da Vetnil Produtos Veterinários, com sede na cidade de Louveira-SP, e que há 16 anos dá todo suporte para a entidade e atualmente contempla mais de 100 atletas.

Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial, denominada CETEFE, fundada pelo Professor Dr. Ulisses de Araújo, no dia 20 de fevereiro de 1990, na cidade de Brasília-DF, com objetivo de promover assistência gratuita, continua e planejada às pessoas com deficiência, cuidadores e seu núcleo familiar, sendo constituída de natureza de assistência social, sem fins lucrativos, com reconhecimento Público Federal / Distrital de Utilidade Pública e Assistência Social.

O Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos – CESEC é uma entidade que desde 1986 tem a missão de lutar pela integração ou inclusão das pessoas cegas e ou com deficiência visual.
A principal estratégia da Instituição para alcançar sua missão, é a demonstração para a sociedade em geral, todo potencial que estes possuem para o exercício das diferentes atividades da vida, como é o caso do esporte, cultura, trabalho, educação, e demais atividades sociais.
O CESEC tem por finalidade oferecer a prática esportiva à pessoas cegas e ou com deficiência visual parcial, independente de sua Idade, cor, credo ou classe social.
Durante toda a sua existência, o CESEC tem conseguido sucesso no esporte de alto rendimento, conquistando a oportunidade de seus atletas integrarem as diferentes Seleções Brasileiras nas várias modalidades paralímpicas que tem representado o nosso país em competições Sulamericanas, Parapanamericanas, Mundiais, e Jogos Paralímpicos.
A deficiência por si só não deve ser tomada como limitante ou restritiva, mas o modo de concebê-la que o é. A deficiência é uma condição permanente e diferenciada de lidar com o mundo; a pessoa com deficiência interage com o mundo de outra maneira.
É nesse sentido que o esporte é um âmbito de abertura. Por ser transformador e possibilitando vivências intensas, crianças, jovens e adultos na condição de deficiente passam a viver na independência e liberdade mesmo sem estímulos visuais.
Portanto, queremos oferecer este ideal no cotidiano, promovendo a prática esportiva para todos os deficientes visuais . A condição que é tomada de forma preconceituosa e que pode restringir a vida dessas pessoas passa a ser vista a partir das possibilidades, através do esporte. Por acreditarmos que o esporte é transformador, possibilitando experiências intensas na prática, queremos promover essas vivências.

O CLUBE DE DESPORTO MAGIC HANDS é uma entidade de prática paradesportiva, sem fins lucrativos com sede na cidade de São Paulo, composta por cerca de 15 atletas que praticam o basquetebol em cadeira de rodas para participação em competições de alto rendimento.
Desde 1997 vem sendo mantida pela ADD, Associação Desportiva para Deficientes. A equipe é Hexa Campeã Brasileira, (2010, 2011 e 2014, 2015, 2018 e 2021), Tri- Campeã Paulista de basquetebol em Cadeira.
A equipe participa de diversos campeonato na modalidade tais como Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro e outras competições Nacionais e Internacionais tais como o Campeonato Sul-americano Interclubes realizado em 2012 em Bogotá/Colômbia.
Os profissionais da ADD orientam os atletas para que possam adquirir profundos conhecimentos relacionados a preparação técnica e tática do basquetebol em cadeira de rodas, tornando-os aptos a integrarem a seleção brasileira.
Desde a sua fundação atletas e comissão técnica da equipe ADD/Magic Hands integraram a Seleção Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas em eventos internacionais como Jogos Paralímpicos, Campeonatos Mundiais, Parapan-americanos e Sul-americanos.

O GADECAMP teve sua origem no Projeto de Atividade Motora Adaptada – PAMA – da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, desenvolvida a partir de 1988. Tinha o propósito de integrar e estimular o convívio social da pessoa com deficiência à sociedade, utilizando esportes adaptados como natação, atletismo, handebol, basquetebol e futebol de salão para atingir tal objetivo.
Em 1996, foi formado o GEDAI – Grupo de Esportistas Deficientes em Ação e Integração, que separava do PAMA os esportes em cadeira de rodas, entre eles: basquete e o handebol, com o intuito de formar equipes competitivas.
A partir do crescimento técnico dos atletas do basquetebol e a falta de recursos financeiros para campeonatos, alguns integrantes optaram por criar, em março de 1999, o GADECAMP – Grupo de Amigos Deficientes e Esportistas de Campinas.

Fundada em 16/05/2009, inscrita no CNPJ sob n.º 11.458.241/0001-03, é uma entidade civil sem fins econômicos, que tem por objetivos, dentre outros, nos termos do seu Estatuto: “desenvolver atividades esportivas, solidárias, educacionais para deficientes intelectuais,”. A prática esportiva é fator de inclusão social e realização pessoal, pois desenvolve principalmente a capacidade e a auto estima do cidadão que se sente excluído do contexto comunitário, pois tem oportunidade de demonstrar a sua reabilitação e o seu desempenho de forma competitiva, em situações que lhe são encorajadoras. Rio de Janeiro através da NaveS/RJ, vem apresentando ao Brasil e ao mundo atletas vitoriosos na modalidade de natação na área da deficiência intelectual, em campeonatos regionais, nacionais, internacionais. A NaveS/RJ é um dos clubes fundadores do CBCP.