Uma das referências de Goalball no país, o CETEFE, uma das entidades fundadoras do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP, conquistou duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro Série A da modalidade, realizado em São Paulo e encerrado no último sábado (01).

Repetindo o ano anterior, a equipe do Distrito Federal chegou à decisão tanto no torneio masculino quanto no feminino, o que demonstra a força e a constância do trabalho da entidade. As duas equipes acabaram conquistando a prata, sendo superadas pelo time do SESI-SP em ambas as finais.

Equipe feminina do CETEFE celebra a prata no brasileiro de Goalball (Foto: Marcello Zambrana/Exemplus/CPB)

Disputado de 25 de setembro a 01 de outubro, no Centro de Treinamento Paraolímpico, em São Paulo, o Campeonato Brasileiro de Goalball contou com 12 equipes no torneio feminino e 15 no masculino, a edição com o maior número de participantes na história.

“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos da nossa equipe, embora não tenhamos saído com o título. Foi um campeonato muito intenso, já que foi a competição que teve mais equipes até agora. Poder chegar nas medalhas e bater de frente com times que tem muita estrutura é sempre muito difícil”, destacou Gabriel Siqueira, treinador da equipe masculina no CETEFE e Coordenador do Núcleo de Pessoas com Deficiência do Centro Olímpico e Paralímpico São Sebastião (DF) – local onde treinam os atletas do CETEFE.

Equipe masculina também conquistou a prata (Foto: Marcello Zambrana/Exemplus/CPB)

Atualmente as equipes do CETEFE englobam 14 atletas de alto rendimento que, além de Siqueira com o time masculino, tem Carolyne Saraiva a frente do time feminino. A novidade para este ano foi a formação de uma equipe de base, que tem como objetivo o fomento da modalidade na região do Distrito Federal.

“Desde 2015 que a gente vinha tentando montar essa equipe de base e graças a deus a gente conseguiu. Hoje temos orgulho de ter tanto a base quanto o alto rendimento”, declarou.

O trabalho bem executado pelo time do Distrito Federal rende frutos também para as Seleções Brasileiras, que hoje contam com quatro atletas do time candango, além do próprio treinador Gabriel Siqueira, atualmente a frente da Seleção Brasileira Feminina de Goalball.

“Hoje é o CETEFE é, sim, uma referência. Temos quatro atletas na Seleção Brasileira e eu estou como técnico da seleção feminina. É o nosso trabalho, nossa junção de energias, que faz a gente colher bons frutos. É graças a nossa união”, finalizou Siqueira.