No quadro “Papo com João – Histórias Paralímpicas por contar” desta quinta-feira (11/03) recebemos o ex-atleta Iranilson Silva, ou Tita, como é mais conhecido. Medalhista nos Jogos Paralímpicos de Seoul, ele participou de 4 edições desta que é considerada a mais importante competição paradesportiva do mundo.  Ele também foi atleta da Sociedade Amigos do Deficiente – Sadef e conquistou seu lugar na história do paradesporto brasileiro.

“Tive poliomielite com 1 ano e dois meses de idade. Cresci em uma família com 12 irmãos e  tive uma infância como a de outra criança qualquer. Jogava bola, subia em árvores, nadava em rios, uma infância normal. Conheci o esporte apenas em 1981, na Associação dos Deficientes Motores –ADM e foi quando comecei a conviver com outras pessoas que tinham a mesma deficiência que eu. Minha vida mudou completamente a partir daí”, comentou Tita.

Na ADM, Iranilson também descobriu uma paixão: o atletismo. “Quando vi os meninos correndo nas cadeiras, pensei: ‘meu Deus do céu, eu nasci pra isso’. Aquilo ficou na minha cabeça, me encantou e passei a competir”, contou o ex-atleta. Ao longo da conversa, Tita e João Batista Carvalho e Silva, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP, falaram sobre a carreira na modalidade e o que ela representou tanto para a vida pessoal do ex-atleta quanto para o paradesporto no País.

Outro tópico do bate-papo foi a evolução do atletismo paralímpico. Tita aproveitou para compartilhar curiosidades sobre as especificidades das cadeiras de rodas utilizadas nas corridas e sobre técnicas para um bom desempenho. “Precisa ter muita força e velocidades nos braços para conseguir acompanhar a velocidade da roda, mas o mais importante é a técnica. Para atingir uma boa performance é preciso muito treino. Meus treinos eram longos e pesados, treinava durante 6 horas por dia e seis dias por semana”, explicou.

A entrevista completa você pode assistir clicando aqui. O quadro Papo com João – Histórias Paralímpicas por Contar vai ao ar todas às quintas-feiras, às 19h, na página do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP no Facebook (@cbcpoficial).

 

*Imagem do destaque: Daniel Zappe/CPB/MPIX