No dia 20 de maio João Bentim foi o convidado do quadro Papo com João.  Ex-presidente da Federação Paulista de Basquete Sobrre Rodas , ele também foi presidente do Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP), onde chegou a desenvolver 12 modalidades paraolímpicas, gerenciando cerca de 300 atletas, além de ser o idealizador do Troféu Sérgio Del Grande.  

João Bentim ficou paraplégico em 1984, aos 32 anos, após um acidente de carro causado por um motorista bêbado.  “Eu estava no auge da vida”, comentou. Após alguns anos, o ex-dirigente paradesportivo se envolveu em um novo acidente, desta vez de avião, que o deixou tetraplégico. Apesar dos obstáculos que a vida apresentou, Bentim encontrou no esporte paraolímpico uma nova forma de viver.

Premiação do Troféu Sérgio Del Grande

Durante o bate-papo, o entrevistado também comentou sobre o Troféu Sérgio Del Grande, criado como forma de homenagear um dos principais representantes do paradesporto brasileiro e incansável na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. “Tive a oportunidade de prestar essa homenagem a ele em vida. Ele chegou a participar de duas edições. O evento se tornou tão importante que em algumas edições chegamos a ter mil participantes. Naquela época não havia muitos eventos desse tipo”, explicou Bentim.

O Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP) também foi um dos temas da conversa. “Você transpôs muitas dificuldades para garantir que  pessoas com deficiência pudessem alcançar seus objetos de inclusão, muitas hoje vivem do esporte e para o esporte. O CPSP é um patrimônio palpável de tudo aquilo que levou o esporte a pessoas com deficiência a chegar onde chegou e a se tornar uma potencia mundial”, afirmou João Batista Carvalho e Silva, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos.

A entrevista completa pode ser conferida aqui. Fique de olho em nossas redes sociais para conferir o próximo episódio. Facebook: @cbcpoficial e Instagram: @cbcp.

 

*Imagem de destaque: hubESPM