Neymar em homenagem à Pelé escreveu que nosso Rei “deu voz aos pobres, aos negros e ao Brasil”. O que poucos sabem é que para nós, do movimento de esporte para as pessoas com deficiência, deu mais do que voz, deu vida. Enquanto esteve a frente do Ministério do Esporte, entre 1995 e 1998, Pelé nos deu a mão para nos ensinar a andar.

A Lei 9615 de 1998, a Lei Geral do Esporte que leva o nome de “Lei Pelé”, foi o primeiro passo para que o esporte paralímpico brasileiro se transformasse na potência que hoje é. Foi a Lei Pelé que reconheceu o esporte paralímpico como integrante do Sistema Nacional do Desporto, porta aberta para tudo o que veio depois.

Pelé fez mais, nos aproximou da sociedade através dos meios de comunicação. Esteve com a delegação brasileira, acompanhando os Jogos Paralímpicos de Atlanta, em 1996. Ele abriu portas e ensinou caminhos.

Descanse em paz nosso Rei. Seguiremos aqui em busca daquilo que você sempre sonhou: a vida em uma sociedade aonde não haja espaço para nenhum tipo de discriminação.