Foto: Bruno Todeschini / Agencia RBS

A 24ºSurdolimpíada chegou em sua metade neste domingo (8). Resta apenas mais uma semana de provas. Com sete dias de disputas, a Ucrânia, maior delegação do exterior, está na liderança disparada do quadro de medalhas.

Até a última atualização, o país do leste europeu já conquistou 66 medalhas. Com 33 de ouro, a delegação ucraniana superou a marca da última edição dos Jogos na Turquia, em 2017, quando somou 21 medalhas de ouro, 42 de prata e 36 de bronze, com total de 99.

Em meio aos resultados expressivos, Valeriy Sushkevych, presidente do Comitê Paralímpico Ucraniano, confessou em entrevista à AFP que “teme que o movimento do esporte paralímpico possa desaparecer na Ucrânia.

A invasão russa, porém, tornou tudo mais difícil: o centro de treinamento para os esportes de inverno, no oeste da Ucrânia, foi transformado em centro de acolhimento de refugiados. “Não podíamos dizer não”, reconheceu Sushkevych.


“Hoje os melhores atletas do mundo do movimento paralímpico não sabem se podem continuar praticando seu esporte”, explicou Sushkevych durante as Surdolimpíadas, que está ocorrendo em Caxias do Sul, RS. “Se o movimento acabar, será difícil reconstruir”, completou.

Ucrânia supera a marca de medalhas de ouro da última Surdolimpíada

Foto: Anselmo Cunha – Agencia RBS


No sábado (7), a Ucrânia faturou mais cinco medalhas, sendo uma na orientação (ouro), outra no tiro 10m Air Rifle (bronze) e quatro na natação (ouro nos 200m peito, prata no revezamento 4x100m medley e 200m peito, e bronze nos 400m medley ).

A distância para o segundo colocado só aumenta. O Estados Unidos vem atrás com 12 medalhas de ouro. Entretanto, pelo ritmo, a tendência é que a Ucrânia aumente essa diferença.

Na edição realizada na Turquia, a primeira colocada no quadro geral foi a Rússia, com 85 de ouro, 53 de prata e 61 de bronze, com 199 medalhas no total. Contudo, o país foi excluído desta edição no Brasil. O motivo foi a invasão no território da Ucrânia, deflagrando um guerra. O país presidido por Vladimir Putin viria com cerca de 500 integrantes, seria a maior delegação da 24ª Surdolimpíada.

QUADRO DE MEDALHAS ATÉ SÁBADO (7)
1º) UCRÂNIA – 31 ouros, 15 pratas e 18 bronzes
2º) ESTADOS UNIDOS – 12 ouros, 3 pratas e 14 bronzes
3º) JAPÃO – 9 ouros, 6 pratas e 14 bronzes
4º) IRÃ – 6 ouros, 6 pratas e 8 bronzes
5º) FRANÇA – 4 ouros, 1 prata e 4 bronzes
6º) ÍNDIA – 4 ouros e 2 bronzes
7º) POLÔNIA – 3 ouros, 15 pratas e 4 bronzes
8º) COREIA DO SUL – 3 ouros, 9 pratas e 4 bronzes
9º) TURQUIA – 2 ouro, 10 pratas e 10 bronzes
10º) VENEZUELA – 2 ouro, 2 pratas e 11 bronzes
24º) BRASIL – 4 bronzes

Fonte: Gazeta Esportiva e GHZ