Na última quinta feira, dia 15/04/2021, o quadro Papo com João – Histórias Paralímpicas por contar recebeu o multimedalhista paralímpico André Brasil e Tatiana Caparelli, classificadora da natação. O bate-papo teve foco principalmente no fato de André Brasil, um dos maiores atletas paralímpicos de todos os tempos, que foi considerado inelegível para o esporte paraolímpico pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC). Juntamente com o Comitê Paralímpico Brasileiro o atleta entrou com uma ação contra a entidade, mas teve seu recurso negado.
André Brasil – Foto: Buda Mendes / CPB
“Eu não sei o que vai ser daqui para frente, mas o que eu sei é que ainda há muita coisa errada nesse sistema. O que está acontecendo comigo aconteceu também com outros atletas e pouco se fala sobre a exatidão dessas classificações para a prática do esporte. O que eu gostaria é de ver um sistema que entenda que somos pessoas, não números”, comentou André. Entre suas conquistas destacam-se 14 medalhas nos Jogos Paralímpicos, 32 conquistas mundiais e 21 medalhas em Parapan-Americanos.
“Eu sou um apaixonado pela natação e sou muito grato a tudo que ela me trouxe, não apenas as medalhas, mas principalmente as pessoas que tive oportunidade de conhecer e as amizades que fiz. E já aviso que mexeram com a pessoa errada, vou continuar a lutar mesmo que indiretamente”, comentou o atleta. Em 2019, após 14 anos de carreira, André, que competia na categoria S10 (que reúne nadadores com menor grau de deficiência), passou por uma reclassificação e foi considerado inapto para competir nesta categoria.

“A classificação da Natação vem para igualar os diferentes dentro de cada classe e quando ouvimos que a classificação impede o desenvolvimento do esporte, a gente se pergunta por que isso ainda não mudou. Isso é triste. A classificação ainda é bem difícil”, ressaltou Tatiana Caparelli. Tatiana, que atua como classificadora funcional de Natação desde 2001, também é ex-técnica da seleção paralímpica brasileira de natação, e liderou a equipe nas Paraolimpíadas de 2004, também integrou a seleção nos Jogos Parapan-Americanos e mundiais.
Para conferir o bate-papo completo clique aqui. O quadro Papo com João – Histórias Paralímpicas por Contar vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h, na página do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP no Facebook (@cbcpoficial).
*Foto do destaque: Foto: CPB/MPIX