O Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) celebra seu terceiro aniversário nesta quinta- feira, dia 27. Criado em 2020, o CBCP representa uma promissora oportunidade para pessoas com deficiência, por meio de clubes, associações e institutos que promovem o desenvolvimento do paralimpismo e do paradesporto no país.
Em um curto período de existência, o CBCP alcançou marcos significativos. A entidade foi incluída no Sistema Nacional do Desporto – SND, como representante do segmento de clubes e associações paralímpicas e paradesportivas, e, desde fevereiro de 2022, passou a receber recursos das loterias federais para apoiar a formação de atletas com deficiência – um feito notável e de grande importância para a causa.
Um dos primeiros passos após receber esses recursos foi a realização do Cadastro Nacional, visando mapear as entidades que atuam no paradesporto. Essa iniciativa teve como propósito identificar a área de atuação do CBCP em âmbito nacional e as principais necessidades das entidades, resultando na identificação da necessidade de implementação e capacitação em gestão.
Assim, foi iniciado o projeto “CBCP em Ação” com o intuito de mobilizar, de forma transversal e intencional, redes nacionais e regionais de gestores do paradesporto, para que, com o apoio técnico, jurídico e institucional do CBCP, possam fortalecer os ecossistemas paradesportivos e paralímpicos em todo o território nacional. Até o momento, já foram realizadas 5 etapas do projeto, atingindo entidades e gestores envolvidos.
E o trabalho não para por aí! O CBCP planeja publicar Editais de Chamamento Público para as entidades filiadas natas, plenas e reconhecidas, buscando aumentar ainda mais a representatividade e o impacto positivo no esporte paralímpico e paradesportivo brasileiro.
O CBCP se orgulha da história que está construindo e parabeniza todos aqueles que são os verdadeiros pilares do esporte paralímpico e paradesportivo em nosso país! O futuro é promissor, e a entidade está determinada a continuar promovendo inclusão, desenvolvimento e superação para os atletas com deficiência.

#cbcp #cbcpemacao #paradesporto #paralimpismo #inclusao #acessibilidade