Os primeiros dias de 2023 reservaram alguns compromissos importantes para o Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP. João Batista Carvalho e Silva esteve em Brasília e na última terça (10) e quarta-feira (11) se reuniu com representantes de órgãos públicos para discutir planos e ações do Comitê para o ano que se iniciou.

Na terça, João Batista se encontrou com o Secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal – SELDF, Deputado Julio Cesar Ribeiro. Em pauta esteva o desenvolvimento do paradesporto de base e a utilização das Vilas Olímpicas e Paralímpicas do DF, que são estruturas espalhadas por diferentes regiões administrativas do Distrito Federal e que tem como finalidade assegurar o atendimento socioeducativo por meio da prática esportiva.

João Batista (esq)., Presidente do CBCP, ao lado do Secretário de Esporte e Lazer do DF Julio Cesar Ribeiro (Foto: Divulgação)

Já na quarta-feira, o Presidente do CBCP esteve com a equipe técnica do Ministério do Esporte responsável pelo Departamento de Certificações da Lei Pelé, setor responsável, entre outras demandas, pela avaliação das exigências formais previstas nos artigos 18/18-A da Lei 9.615/98, a Lei Geral do Esporte, conhecida como “Lei Pelé”.

O cumprimento destas exigências garante a observância a uma série de estritas regras de transparência e governança, e permite a emissão da Certidão de Registro Cadastral – CRC, documento necessário para o recebimento de verbas públicas. Em outubro, o CBCP renovou sua CRC, válida por um ano.

João Batista esteve com o corpo técnico do departamento e entraram em pauta os projetos de capacitação do CBCP voltados para que as Entidades de Prática Paradesportiva – EPP’s possam se organizar e cumprirem as exigências para obtenção da certificação. Participaram as técnicas Tânia Carolina Esteocle, Márcia de Lourdes da Rocha, e Simone Numes Siqueira além da coordenadora do departamento Joseane Salmito de Araújo Sitônio.

“Estamos prevendo um ano de muitas atividades em 2023, depois de um ano de 2022 de estruturação. Esses encontros com importantes parceiros são fundamentais nesse processo de desenvolvimento das entidades e do paradesporto brasileiro”, declarou João Batista.