A entidade norte-americana Challenged Athletes Foundation – CAF está com inscrições abertas para seu programa anual de apoio financeiro para atletas com deficiência física permanente.

Com o objetivo de romper barreiras entre atletas com deficiência e sua busca pelo esporte e bem-estar, a CAF possibilita dois tipos de financiamentos: para despesas esportivas e para aquisição de equipamentos.

(Foto: Rich Cruse\CrusePhoto.com)

“O processo de pedido de apoio da CAF leva em consideração uma série de documentações, como por exemplo atestado médico da deficiência, fotos diversas, cartas de apresentação do atleta, do seu técnico ou outras pessoas que conhecem o empenho e a trajetória do atleta. A deficiência precisa estar enquadrada nos critérios de elegibilidade do IPC – Comitê Paralímpico internacional – e o atleta precisa prestar contas do apoio recebido. Todos os documentos devem estar em inglês. Esses detalhes ilustram o quão difícil é pleitear o apoio e ser comtemplado no programa, além da responsabilidade que o atleta tem no uso adequado do apoio recebido”, explicou Sileno Santos, vice-presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP.

Apenas atletas com deficiências físicas permanentes podem solicitar o apoio – pessoas com deficiência auditiva e intelectual não se qualificam para inscrição. Equipes, organizações e entidades também não estão elegíveis.

(Foto: Challenged Athletes Foudation)

“Eu, como atleta, viajando e com a falta de patrocinadores não dá para acompanhar o circuito todo. A gente precisa de uma ajuda de custo. E foi o que eles da CAF fizeram. Me ajudaram a custear alguns eventos”, contou Soraia Alvarenga, atleta de tênis de mesa e fundadora da ADIPPNE – Associação em Defesa da Inclusão e Paradesporto da Pessoa com Deficiência, que foi contemplada pelo programa em 2015. “Eles são bem rígidos, são vários formulários a serem preenchidos e precisa ter a validação médica”, complementou.

Em 2022 o programa de subsídios da CAF beneficiou 3.256 atletas em 42 países. E desde 1994 a entidade sediada em San Diego, nos Estados Unidos, promove a inclusão e financia pessoas com deficiência física por meio do paradesporto.

“Nossa experiencia coma CAF é de longa data. Tem 20 anos o nosso primeiro contato. No início, a CAF ajudava com doações de equipamentos esportivos e os clubes e associações podiam se cadastrar diretamente. E nós tivemos algumas experiências de receber essas doações e compramos cadeiras de basquetebol”, explicou Eliane Miada, fundadora e diretora superintendente da Associação Desportiva para Deficientes – ADD.

Para se inscrever é necessário acessar o site www.challengedathletes.org/grants e preencher as informações até o dia 04 de novembro. Os escolhidos serão anunciados em março de 2023.