O quadro “Papo com João: Histórias Paralímpicas por Contar”, teve seu primeiro entrevistado de 2021 no dia 7 de janeiro, Dr. Roberto Vital.
Logo na primeira semana de 2021, depois do recesso para as comemorações do Natal e Ano Novo, o quadro “Papo com João: Histórias paralímpicas por contar”, nos brindou com uma incrível entrevista com o Dr. Roberto Vital, profissional da área de saúde que participou de diversas edições de Jogos Paralímpicos desde 1996. A entrevista teve início às 19h com transmissão ao vivo pelo canal do Facebook do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP, com introdução do vice-presidente do CBCP, Prof. Sileno Santos e conduzida pelo presidente do CBCP, João Batista.
Logo no início, João comentou a ausência de Tia Zaíra, outra convidada que participaria do quadro mas não pode participar por problemas pessoais. João, destacou que conviveu com Dr. Vital em muitos importantes momentos do esporte para pessoas com deficiência, antes mesmo da criação do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB.
João relembrou quando Dr. Vital, no ano de 1979, fez sua residência médica na ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação/RJ) onde também trabalhava, como enfermeira, a Tia Zaíra. Dr Vital atuou como médico voluntário nos Jogos Nacionais em Cadeira de Rodas. Foi aí que se apaixonou pelo movimento paradesportivo, passando a se dedicar às orientações sobre a saúde dos atletas com deficiência.
Ao longo da entrevista Dr Vital explicou que como parte de sua graduação em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizou residência na ABBR/RJ, que mantinha um clube (CLAM) para que os pacientes com deficiência pudessem praticar esporte, após a reabilitação. Naquela época, como parte de suas atividades, prestou serviços em eventos paradesportivos no Rio de Janeiro e Brasília e ao fim de sua residência, retornando a seu estado de origem, continuou envolvido com o esporte para pessoas com deficiência.
Em Malta no ano de 1994, Dr. Vital teve sua primeira atuação em competições internacionais para pessoas com deficiência no mundial de natação. Fato interessante foi que chegando em Malta, havia outra delegação inscrita para representar o Brasil na competição. João lembrou que esse fato também ocorreu durante o Parapan do México em 1975, quando havia duas delegações brasileiras na competição. Segundo João, esse fato motivou a criação da ANDE (Associação Nacional do Desporto para Deficientes), primeira entidade de administração paradesportiva do Brasil.
A entrevista continou com o relato de vários momentos da participação do Dr. Vital nas competições paradesportivas internacionais, especialmente os Jogos Paralímpicos, em que foi possível identificar o avanço da prática paradesportiva no Brasil, graças ao empenho de atletas, dirigentes e profissionais que não mediram esforços para fazer do Brasil uma potência paraolímpica mundial.
Importantes resgates registraram a forma pela qual, inicialmente, ocorria a participação da delegação brasileira em competições, até toda a estrutura que hoje temos à disposição, como o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, legado dos Jogos Paralímpicos Rio-2016.
João finalizou a entrevista relembrando que o CBCP foi criado para ser uma janela de oportunidades no paradesporto. Mesmo com as dificuldades em receber os recursos da Caixa Econômica Federal, que ainda não realizou os repasses das loterias ao CBCP para aplicação junto as entidades de prática paradesportiva, João passou uma mensagem de otimisto e confiança na concretização bem sucedida da missão do CBCP.
Perdeu a entrevista? Acesse o facebook do CBCP (@cbcpoficial) e veja os detalhes desta incrível entrevista!
Marque na agenda: todas as quintas- feiras, às 19h aqui no facebook do CBCP (@cbcpoficial).