Futebol de 7, modalidade não paraolímpica, integrará o programa dos jogos Parapanamericanos de Santiago-2023

No dia 17 de dezembro, quinta-feira, o Comitê Paralímpico das Américas anunciou o programa das modalidades que farão parte dos Jogos Parapanamericanos de Santiago em 2023. Além das tradicionais modalidades paraolímpicas, o programa contemplará uma modalidade paradesportiva (não paraolímpica): O Futebol de 7!

Atletas com paralisia cerebral de origem congênita ou com sequelas de traumatismo crânio-encefálico e acidentes vasculares encefálicos (AVE) atuam na modalidade, que desde os Jogos Rio-2016 saiu do programa dos Jogos Paralímpicos. A notícia da inclusão da modalidade no programa foi recebida com muita alegria por atletas, dirigentes esportivos e toda a comunidade que apoia o paradesporto.

“O que chamou atenção, neste caso, é o aspecto da inclusão do futebol de 7, que é uma modalidade não paraolímpica em um evento tipicamente paraolímpico (composto por modalidades que integram os Jogos Paralímpicos)” explica Sileno Santos, vice-presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP. Por isso a alegria: ver o reconhecimento da prática esportiva para pessoas com deficiência (paradesporto) na forma de rendimento, num evento tão importante como os Jogos Parapanamericanos, completa Sileno.

Mais informações nos links:

Programa Jogos Parapanamericanos Santiago-2023

Notícia CPB sobre programa dos jogos Parapanamericanos Santiago-2023