A 2ª edição do workshop CBCP em Ação aconteceu neste final de semana, de 22 a 24 de junho, em Florianópolis.

O principal objetivo do evento é fortalecer a troca de ideias, dar enfoque cada vez maior a democratização do esporte e aprimorar a gestão de clubes paralímpicos e paradesportivos. A agenda do evento contou com participação de vários nomes do meio, dentre eles: Cristhiane Pessoa Miranda, João Batista Carvalho e Silva, Pedro Vinicius Couto Gomes de Freitas, Rayanna Fortunato Botelho, Bruno João Espinhara Muniz, Elaine Rosa Justino, Fabio Augusto Lima de Araújo, Bruno João Espinhara Muniz, Paula Oda, Roseane Cavalcante de Freitas Estrela, Solange Souza dos Santos, Ana Paula Palmieri Lobo, Douglas Roberto Lago, Kerli Braun, Simone Batista e Natanael Pereira Barros.

O esporte é o caminho para a inclusão:
“Política pública se discute com pessoas com deficiência.”

São as palavras do secretário Nacional do Paradesporto do Ministério do Esporte, Fábio Araújo, que trouxe também um recado da nossa Ministra do Esporte, Ana Moser, celebrando as atividades e parabenizando a iniciativa do CBCP em Ação. 

Ainda na mesa de abertura podemos contar com a presença de: Jorge David – Diretor de Projetos e Planejamento da Fundação Catarinense de Esporte (Representante do Presidente Paulo André Juckosk); Fábio Augusto – Secretário Nacional do Paradesporto – Ministério do Esporte (Representando a Ministra Ana Moser); Paula Oda – Diretora de Certificação da Lei Pelé – Ministério do Esporte; Sargento Espinhara – Membro da Comissão Militar do Brasil – Representando o Coronel Pavelec – Ministério da Defesa (Relator do Paradesporto Militar); Mírian Dolzam – 2ª Vice-Presidente do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina; Natanael de Barros – Diretor Executivo da APA – Associação Petrolinense de Atletismo; Rena Moresco – Presidente do Conselho Estadual de Esporte de Santa Catarina; Jeane Leite – Presidente Fundação Catarinense de Educação Especial

Fábio esteve conosco em nome do SNPAR, Secretaria Nacional de Paradesporto, que tem como objetivo principal, promover e articular ações Paradesportivas,  visando o acesso das pessoas com deficiência à prática esportiva em todas as suas manifestações, da iniciação ao alto-rendimento, em todas as faixas etárias e para as diversas deficiências independente do status dessa prática.

Ainda no 2º dia (24/06) de atividades, contamos com a participação da Comissão Desportiva Militar do Brasil, CDMB, representada pela presença do Bruno João Espinhara Muniz, 2º sargento e relator do Paradesporto Militar. Dentre os pontos abordados em sua fala, ficamos muito felizes com o comparativo trazido  referente a evolução do desporto de alto rendimento nos Jogos Mundiais Militares: entre 1995 e 2007 Brasil esteve entre os 30 melhores resultados e, já em 2011 a 2019, estivemos em todas as edições em pelo menos algum pódio. É preciso que o desporto seja assunto e prioridade em todos os âmbitos nacionais e internacionais e estamos trilhando caminhos de muito sucesso!

Não podemos deixar de citar também a participação de Paula Oda, diretora de certificação da Lei Pelé, que tem como tem como principais objetivos promover o desenvolvimento e democratização do esporte, proteger os direitos dos atletas, estabelecer normas para a gestão dos clubes, regular as relações trabalhistas no esporte e incentivar a transparência e profissionalização na sua administração. A lei é muito importante e tem muito a ver com o CBCP, já que nosso presidente, João Batista Carvalho e Silva foi um dos precursores no assunto, para que hoje possa estar em vigor, auxiliando e popularizando cada vez mais os esportes paradesportivos.

Se quiser ir rápido vá sozinho, se quiser ir mais longe, junte gente! São as palavras do nosso presidente e um dos muitos enfoques dos três dias de muito bate-papo e troca de conhecimento que propiciou o CBCP em Ação, realizado em Florianópolis, durante o final de semana do dia 23 de junho. Esperamos você na próxima edição!