O CBCP inicia o cadastramento de Entidades de Prática Paradesportiva (EPP’s) de todo o Brasil a partir do dia 27 de junho de 2022.

O objetivo deste cadastro é oferecer parecer de conformidade para as entidades, baseado nas leis gerais e esportivas do Brasil. O parecer levará em conta a constituição jurídica da entidade e sua forma de gestão de acordo com seu estatuto. Com esse parecer, cada EPP poderá saber se está devidamente regularizada do ponto de vista de sua constituição jurídica. O cadastro não tem relação com filiação das EPP’s ao CBCP.

Ao concluir o cadastro, cada entidade terá a oportunidade, numa segunda etapa, de contribuir com informações para a construção da Avaliação Nacional Diagnóstica das EPP’s. O objetivo desta avaliação é identificar e definir o perfil das entidades de prática paradesportiva no Brasil.

Especificamente, a Avaliação Nacional Diagnóstica das EPP’s fornecerá dados sobre as entidades que mantém a prática paradesportiva no Brasil, identificando o seu perfil e característica, as modalidades e seus praticantes, bem como as necessidades para manutenção de suas atividades, explica o vice-presidente do CBCP, Sileno Santos.

A Avaliação Nacional Diagnóstica, toma caráter de relevância nacional ao avaliar a relação das EPP’s com as principais entidades de administração do esporte para pessoas com deficiência no Brasil e com o Sistema Nacional e Brasileiro do Desporto. Com essa ação, o CBCP contribui com uma definição do ecossistema paradesportivo do Brasil, orientando o seu investimento em programas e projetos de apoio à manutenção de atividades de rendimento e a formação de atletas com deficiência. A Avaliação Nacional Diagnóstica também poderá servir de suporte nacional para a implementação de politicas públicas, visando o desenvolvimento do paradesporto em todo o Brasil, conclui Sileno.

João Batista Carvalho e Silva, afirma que: “o cadastro e a avaliação é o pilar de Uma Nova Janela de Oportunidades para as pessoas com deficiência, por onde poderemos oportunizar a segunda revolução do esporte para pessoas com deficiência no Brasil”.

O cadastro das EPP’s está sob orientação de Laura Beleza (Assessora Institucional) que juntamente com René Fender (Analista de Pesquisa), responsável pela Avaliação Diagnóstica Nacional, terão a missão de orientar os respondentes e fazer o levantamento das entidades em todo o Brasil. O cadastro será realizado de acordo com uma abordagem espontânea, na qual cada entidade solicita ao CBCP as orientações para o cadastro e, também, de forma dirigida, na qual o CBCP fará o contato com as EPP’s. Em ambas as formas o CBCP oferecerá todo o suporte e apoio para o preenchimento do cadastro e da avaliação. Manual de preenchimento, telefone exclusivo para auxiliar os respondentes, e pessoal treinado para tirar dúvidas gerais durante o processo de cadastro e avaliação já estão disponíveis.

Para ter acesso as orientações do cadastro, acesse a página Cadastro Nacional na aba Fomento.