Ferramentas de Acessibilidade
Mandato vigente de 01/01/2025 a 31/12/2028.
Radialista com DRT, possuindo extensão universitária pela Faculdade Visconde de Cairú. Atua há décadas na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, sendo militante do movimento desde os anos 1980 e filiado à Associação Baiana de Deficientes Físicos (ABADEF).
Ao longo de sua trajetória, integrou a diretoria da ABADEF em três oportunidades e também fez parte do seu Conselho Fiscal. Além disso, contribuiu ativamente como membro do conselho de representantes estaduais da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (ONEDEF).
Com experiência na gestão e mobilização de entidades, ocupou o cargo de Diretor Comercial do Instituto Baiano de Reabilitação (IBR) e coordenou a participação de instituições da Bahia, Sergipe e Piauí no Workshop do CBCP, etapa Salvador. Em 2024, foi nomeado representante do CBCP na Bahia.
Atualmente, exerce a função de Diretor de Paradesporto da Federação Universitária Baiana de Esporte (FUBE) e de Coordenador Técnico da AAPBA, entidade filiada ao CBCP. Seu trabalho é marcado pelo compromisso com a inclusão, acessibilidade e fortalecimento das políticas voltadas às pessoas com deficiência, especialmente nas áreas do esporte e da comunicação.
Atua na área de Marketing corporativo. Iniciou a prática do esporte para pessoas com deficiência em 2002, praticando o basquetebol em cadeira de rodas objetivando fazer a modalidade se desenvolver em sua cidade. Organiza a tradicional competição chamada Copa Patos oferecendo oportunidades para que as equipes de basquetebol em cadeira de rodas possam estar envolvidas em competições. É membro fundador da Federação Mineira de basquetebol em cadeira de rodas e atualmente é diretor financeiro da Liga Mineira de Basquete em Cadeira de Rodas.
Supervisor de projetos no Club Athletico Paulistano, consultor na Rede Tekoha e professor convidado no MBA de Gestão e Marketing Esportivo Trevisan Escola de Negócios. Desenvolveu sua carreira na gestão esportiva trabalhando com Magic Paula, Instituto Passe de Mágica, Koch Tavares, Trevisan Escola de Negócios e Centro Olímpico de São Paulo, sendo um membro ativo dentro da comunidade de gestores de projetos esportivos incentivados. Tem 17 anos de vivência na elaboração e gestão de projetos esportivos. Tem formação acadêmica em Comunicação Social e duas certificações internacionais em gerenciamento de projetos.
Mais conhecido como Jatobá, Paulo Cesar nasceu em Santos, São Paulo. Graduado em Educação Física com Especialização em Motricidade Humana, atleta da Seleção Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas desde 1992. Coordenou as Seleções Brasileiras de Basquetebol em Cadeira de Rodas Masculina nos Jogos Parapanamericanos do Rio em 2007 e a Seleção Feminina nos Jogos Paralímpicos de Seul em 2008. Foi presidente da Federação Paulista de Basquetebol em Cadeira de Rodas entre 2006 e 2008. Atuou ainda como Vice Presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas entre 2017 e 2020.
Ex-paratleta da natação com diversos títulos nacionais e internacionais, com destaque nas 7 medalhas Paralímpicas;
Nono maior medalhista brasileiro;
Recordista mundial e Paralímpico de 1999 à 2008;
Melhor paratleta no Prêmio Brasil Olímpico de 1999;
Condecorado Cavalheiro na Ordem de Rio Branco pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 1999;
Integrante do Conselho Estadual de Esporte e Lazer de Pernambuco de 2015 à 2020;
Coordenador da equipe paradesportiva da AABB Recife de 2004 à 2020;
Coordenador do Projeto Amigos da Água em Macapá;
Coordenador de Esporte da Federação das APAES do Amapá;
Professor de natação da APAE Macapá;
Técnico de Natação da Seleção do Amapá nas Paraolimpíadas Escolares.
Eleito melhor técnico da Para-natação de 2022 pela Prefeitura de Macapá.
Graduado em Educação Física e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com especialização em Educação Física Adaptada. Atualmente, exerce a função de diretor executivo e de projetos da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), destacando-se na gestão de iniciativas esportivas e paradesportivas, além de contribuir ativamente para o desenvolvimento do esporte adaptado na região. Com ampla experiência no esporte paralímpico, foi coordenador dos Jogos Paralímpicos de Pernambuco – Regional Sertão (2000-2016) e chefe da delegação paralímpica da APA Petrolina em competições regionais, nacionais e internacionais. Sua trajetória profissional abrange Educação Física Adaptada, esporte paralímpico, elaboração de projetos esportivos e paradesportivos, além de gestão organizacional.