Diretoria Executiva

As competências da Diretoria Executiva (Presidente e Vice-presidente) estão elencadas no estatuto social nos Artigos 45, 46 e 47. Dentre as diversas atribuições da Diretoria Executiva, compete ao Presidente, com o auxílio do Vice-presidente, o estabelecimento e manutenção da estrutura administrativa e operacional do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP.


Presidente

João Batista Carvalho e Silva

João Batista Carvalho e Silva, 70 anos, nascido em Taiaçu – SP. Em 1981 juntamente com sua esposa, Tania Rodrigues, fundaram a Andef – Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos. Em 1983 dá início a sua militância na área do esporte para pessoas com deficiência, contribuindo para a organização dos VIII Jogos Nacionais em Cadeira de Rodas.

Em 1986, junta amputados e faz nascer uma nova modalidade de esportes, o Futebol de Amputados. Em 1990, é eleito o primeiro presidente da ABDA – Associação Brasileira de Desporto para Amputados, levando amputados utilizando-se de próteses a participarem pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos em Barcelona de 1992.

Deixou a ABDA em 1994 e, em 1995 foi indicado para ser o primeiro presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro então recém criado. Sua gestão foi marcada por inovações e conquistas.

Aproximou o esporte das Universidades, comprou direitos de transmissão dos Jogos Paralímpicos e levou jornalistas a acompanharem delegações a partir dos Jogos de Atlanta em 1996. Trabalhou pela inclusão do CPB no Sistema Nacional do Esporte através da Lei 9615 de 1998 – Lei Pelé, e também pela participação nos recursos das Loterias na Lei Agnelo Piva de 2001, quando deixou o CPB.

Em 2003, fundou e foi também o primeiro presidente da ABVP – Associação Brasileira de Vôlei Paralímpico levando esta nova modalidade ao pódio nos jogos Parapanamericanos do Rio de Janeiro em 2007, classificando-a para os Jogos Paralímpicos de Pequim em 2008. Em 2009 deixou a ABDA e em 2020 é eleito também o primeiro presidente do CBCP – Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos.


Vice-Presidente

Sileno Santos

Sileno Santos, 50 anos nascido na cidade de São Paulo. Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP), mestrado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Foi bolsista do Departamento de Estado Americano no Programa de Educação Inclusiva na Universidade do Alabama (Lakeshore Foundation, Birminghan, AL) implementado pela AUCD Association Centers on Disabilities em parceria com a University of Massachusetts Boston.

Pesquisador do Laboratório de Etudos do Movimento do IOT-HCFMUSP. Tem experiência na área de Educação Física Adaptada e Esporte Paralímpico, Basquetebol (treinamento técnico e tático); Classificação funcional; Avaliação Postural e Atividade Motora Adaptada; Atividade física e esportiva aplicada ao processo de reabilitação de pessoas com deficiência; e atividades físicas e esportivas para crianças, jovens e adultos pessoas com deficiência. Seu envolvimento com o paradesporto está relacionado as suas atividades profissionais na ADD – Associação Desportiva para Deficientes, entidade de prática paradesportiva situada na cidade de São Paulo. Sileno atuou, nesta associação como técnico de basquetebol em cadeira de rodas, coordenador e diretor de esportes para pessoas com deficiência por 18 anos. Dentre suas atividades Sileno era responsável pela implantação de projetos e programas, bem como o estabelecimento do planejamento anual das atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência.


NOMEFUNÇÃOEMAIL
João Batista Carvalho e SilvaPresidentepresidente@clubesparalimpicos.org.br
Sileno SantosVice-presidentevicepresidente@clubesparalimpicos.org.br

Mandato vigente de 27/07/2020 à 31/12/2024.