O Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP encerrou o período de recebimento de respostas da Avaliação Diagnóstica Nacional. Aberta em 27 de junho, a pesquisa teve o retorno de 131 Entidades de Prática Paradesportiva – EPP’s, com dados que permitirão ao CBCP conhecer detalhadamente suas a estruturas e forma de funcionamento.

A Avaliação Diagnóstica Nacional identifica o seu perfil e característica de cada EPP, as modalidades oferecidas e seus praticantes, bem como as necessidades para manutenção de suas atividades. Desta forma, o CBCP poderá direcionar de maneira assertiva suas futuras estratégias de ação e de aplicação de investimentos de acordo com as necessidades mapeadas neste levantamento.

Com base no relatório final dos resultados colhidos na avaliação, o CBCP estabelecerá seu plano de aplicação de recursos de maneira fundamentada para atender as necessidades das EPP’s.  O relatório final estará disponível até o mês de novembro e cada entidade cadastrada receberá uma cópia do documento impresso, além dos dados estarem disponíveis no site do CBCP.

Distribuição das EPP’s

Das 131 EPP’s que completaram a Avaliação Diagnóstica Nacional, pouco mais da metade delas, 66, estão localizadas na região Sudeste, sendo o estado de São Paulo o maior polo, com 46 entidades. Depois aparece a região Sul, com 32 EPP’s, sendo o Paraná o segundo estado que mais concentra entidades em todo o país, com 16.

Em seguida estão as região Centro-Oeste, com 16 EPP’s, Nordeste, com 12 EPP’s e fechando a lista está a região Norte, com 5 entidades.

Cadastro Nacional segue aberto

Mesmo com o término do período para preenchimento da Avaliação Diagnóstica Nacional, o Cadastro Nacional do CBCP segue aberto para EPP’s de todo o Brasil.

Até o dia 11 de outubro, 155 EPP’s estão cadastradas no CBCP. A relação completa encontra-se no site e pode ser acessada clicando aqui.

“O cadastro, que não é filiação ao CBCP, será um dos requisitos para que as EPP’s possam apresentar projetos de apoio financeiro, por isso a necessidade de ser um cadastro permanente”, explica Sileno Santos, Vice-presidente do CBCP, responsável pela implementação das atividades da área fim do CBCP.

Para se cadastrar o responsável pela EPP deve enviar um e-mail para o endereço cadastronacional@clubesparalimpicos.org.br informando o nome e CNPJ da entidade, além do nome completo do seu atual presidente. Ele, então, receberá da equipe de apoio do CBCP o link de acesso à plataforma de coleta de dados. O gestor também receberá o suporte necessário para conclusão do Cadastro Nacional.